A renomada revista especializada, “Wirtschaftswoche“, incluiu mais uma vez a IKA em sua lista de líderes do mercado mundial. Estamos muito contentes que, este ano, a IKA tenha conseguido mais uma vez se manter contra a concorrência global. Produtos inovadores, novos e uma presença com suas próprias filiais em numerosos países, são a chave do sucesso da empresa. Esperamos continuar este sucesso no futuro, mesmo diante de uma ampla gama de desafios.
Esse fato é evidente em um prefácio do relatório de líderes do mercado mundial: Está se tornando cada vez mais desconfortável no topo das empresas exportadoras – disso Christoph Müller tem certeza. A cada ano, o professor de economia da Universidade de St. Gallen compila o ranking de líderes do mercado mundial – e este ano há “mais segredo do que nunca”. Muitas empresas publicaram apenas parcialmente seus números comerciais, ou não o fizeram. Ou foram compradas.
Para Müller, isto serve como “uma indicação de que as empresas podem estar sofrendo de problemas econômicos”. A pandemia do Corona vírus, a explosão nos preços do gás, os gargalos de entrega, a inflação – as empresas não estão passando incólumes pela situação de multi-crise. “Nos próximos meses experimentaremos novas aquisições, e até mesmo insolvências”, diz Müller. 20 empresas saíram do ranking deste ano devido apenas à falta de transparência. “Portanto, não foi possível uma avaliação séria de sua força de exportação”. O número de líderes do mercado mundial dentro do mundo de língua alemã caiu assim abaixo de 500.